:

  • Lula: durante primeira manhã no Palácio da Alvorada após cirurgia ele faz fisioterapia, diz equipe médica


  • O presidente Lula passou por uma operação no quadril na sexta e teve alta hospitalar neste domingo. Ele está com dores comuns ao período pós-cirúrgico, trabalhará de casa nas próximas semanas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a manhã desta segunda-feira (2) se dedicou às sessões de fisioterapia que foram recomendadas pela equipe médica para serem feitas após a cirurgia.

O presidente realizou uma cirurgia para a colocação de uma prótese na região de encaixe do quadril e fêmur direito.

De acordo com o ortopedista Giancarlo Polesello, Lula realizou apenas atividades de reabilitação durante a manhã desta segunda e não participou de reuniões de trabalho por vídeo.

Segundo o Palácio do Planalto, as sessões fisioterápicas estão sendo realizadas sob orientação do profissional Leandro Dias, o mesmo acompanha Lula desde o início do ano. Durante o período da tarde não há visitas nem reuniões previstas.

Conforme a equipe médica, o presidente disse sentir dores que são compatíveis com o período pós-cirúrgico, que estão sendo tratadas com analgésicos.

Lula, tem 77 anos de idade, e foi submetido a uma artroplastia total do quadril na última sexta-feira (29), em Brasília. O procedimento foi feito para tratar uma artrose que causava dores no lado direito do corpo.

Lula aproveitou a internação no Hospital Sírio-Libanês e realizou também uma cirurgia para a correção de pálpebras, ele teve alta na domingo (1º) e foi para a residência oficial do Palácio da Alvorada.

Lula irá trabalhar durante três semanas a partir do Alvorada, sem deslocamento ao gabinete no Palácio do Planalto, a sede do poder Executivo federal.

O Palácio da Alvorada possui biblioteca e salas onde o presidente pode trabalhar, fazer chamadas de vídeo e áudio, além de receber auxiliares e aliados.

De acordo com a médica da Presidência, Ana Helena Germoglio, Lula trabalha no Alvorada em razão da necessidade de realizar sessões diárias de fisioterapia e também porque existe um aumento nos casos de Covid-19 no país.